
Ao observar seu local de trabalho, percebi que o ambiente é muito familiar e movimentado. Cheguei a entrevistar também seus clientes que afirmaram: “Tomo tacacá de Dona Maria há mais de 10 anos, porque ele é gostoso, higiênico, além de Dona Maria ser muito alegre”... (Crizólita da Costa Correia, 48 anos, Xapuri) “Tomo tacacá desde os meus 09 anos de idade. Eu gosto mesmo é do sabor que ele tem; de seu tempero, da qualidade da folha...” (Cássia Derze Bórsio, 28 anos, Sena Madureira, moradora do Residencial Ipê)
Quando eu perguntei a dona Oscarina sobre o que fazia para que o seu tacacá fosse tão gostoso, ela respondeu: “ para que as coisas fiquem gostosas é preciso que as façamos com amor e quando é para agradar o freguês a gente capricha!”
Entrevistá-la realmente foi muito gratificante... O seu sorriso realmente é encantador e o seu tacacá, um dos melhores da cidade de Rio Branco.
O que se observa é que durante todo esse tempo que vende tacacá nunca perdeu o seu entusiasmo e conta com o carinho de seus clientes. Com efeito, esta entrevista, me motivou a produzir um texto intitulado por O que o tacacá da dona Maria Morena tem, para homenageá-la:
O que o tacacá da Maria Morena tem?
O tacacá da Dona Morena tem
O tacacá da Dona morena tem
Camarão, tucupi e até pimentinha
Agrião ou jambu diz o linguajar.
A chicória e o alho não poderiam faltar
A goma fica a gosto do cliente acrescentar
Mas do que isso é o amor que Maria Morena tem
O tacacá da Dona Morena tem
O tacacá da Dona Morena tem
Acreanos, pessoas de vários lugares, de várias cores
De vários sorrisos, que cantam e encantam o tacacá da Dona Maria Morena,
Filha de Sena Madureira, uma terra onde cresci
Mas o que o tacacá da Dona Morena tem?
O tacacá da Dona morena tem...
O tacacá da Dona morena tem...